Estudos recentes têm destacado a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, inclusive no âmbito da aprendizagem. Isso porque, pelo seu caráter lúdico, a brincadeira permite uma liberdade de ações atrelada à imaginação, ao mesmo tempo em que também auxilia no processo de assimilação de regras e papéis sociais. 

Em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atividade também se mostra uma grande aliada para o desenvolvimento infantil, como apontou a pesquisa “A brincadeira intencional na educação da criança com TEA”  (FERREIRA et al, 2021). 

O estudo realizou uma revisão bibliográfica sobre o tema, cujo resultado indicou  “a importância do adulto como mediador no processo educacional com vistas ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, na proposição de atividades lúdicas intencionais, com o foco na linguagem, na atenção e nas interações sociais”.

Conforme a pesquisa relata, recorrendo aos estudos de Martins & Góes (2013), Chiote (2013), Silva & Silva (2014) e Bagarollo et al (2013), devido às dificuldades de comunicação e interação social e de conceber um pensamento abstrato, a atividade do brincar intencional é muitas vezes subestimada e subutilizada enquanto instrumento para o desenvolvimento infantil em crianças com TEA.

Nesse sentido, a bibliografia revisada do estudo denota a relevância do papel dos mediadores na orientação e construção sentidos durante as brincadeiras, seja na interação da criança com os brinquedos, entre a criança e outras crianças, ou na estruturação de um ambiente que favoreça o estímulo do pensamento imaginativo, como, por exemplo, na construção de cenários e figurinos. 

Para terapeutas que trabalham com crianças com TEA, o brincar próprio da criança pode ser uma ferramenta efetiva para alcançar os objetivos frente às estratégias terapêuticas traçadas na avaliação específica de cada área, estimulando e aprofundando interações sociais e vínculos afetivos e ampliando a comunicação e expressão da criança com TEA. 

Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto!

Foi pensando nisso que criamos o curso “É BRINCANDO QUE SE APRENDE: Estratégias terapêuticas para aquisição de aprendizagem de crianças com TEA”. Voltado a fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos, Psicólogos, estudantes destas áreas e demais profissionais de áreas da reabilitação, o curso é 100% online e ao vivo e acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para saber mais sobre o curso! 

Referências:

FERREIRA, Mírian Carolina Valente et al . A brincadeira intencional na educação da criança com TEA. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 38, n. 116, p. 291-298, ago.  2021 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862021000200013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  01  fev.  2023.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210016.

ASSINE

Inscreva-se na nossa Newsletter

Acompanhe os lançamentos dos nossos cursos, notícias sobreinclusão e diversidade e novidades da Inclusão Eficiente! 

Obrigado! Seu e-mail foi recebido!
Oops! Algo deu errado. Tente novamente!