Supervisão profissional em inclusão e reabilitação

O Programa de supervisão para profissionais das áreas da saúde e da educação foi criado para dar continuidade às capacitações oferecidas durante os cursos de curta duração. Tais supervisões serão oferecidas por nosso time de professores e categorizados em áreas de atuação e especialidades.

Como funciona:

           As supervisões tem duração de 1 hora, no formato totalmente online. Você poderá escolher qual área ou profissional está mais próximo do que procura, mas também poderá agendar uma triagem para conversar melhor sobre suas expectativas e necessidades até encontrar o melhor programa para você.

●      Para agendar uma triagem ou uma supervisão envie um whatsapp 49-999845255 ou e-mail para alice@institutoinclusaoeficiente.com.br.

 Veja abaixo nosso time de supervisores e suas áreas de especialização para supervisão:

SUPERVISORES

Régis Nepomuceno Peixoto

Diretor da empresa Inclusão Eficiente – empresa que presta assessoria e consultoria nas áreas de reabilitação e inclusão. Mestre em Tecnologia da informação e da comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência nacional e internacional em assessoria de inclusão, orientação e treinamento para reabilitação, com práticas em Portugal, Chile e Estados Unidos da América. Coordenador e professor de diversas pós-graduações lato-sensu e convidado para congressos internacionais na área.

 Área: Intervenção em Terapia Ocupacional e intervenção em TEA.

 Conteúdos:
●     Planejamento e raciocínio clínico;
●     Análise de atividade;
●     Intervenção: rotina, organização de setting terapêutico;
●     Intervenção precoce para TEA.

 Exceções:
●     Estimulação sensorial, comunicação alternativa nos atendimentos de TO;
●     Avaliação.

Yan Yoshimitsu de Oliveira Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo. Tem certificação Internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta Ocupacional e responsável Técnico pela Clínica Sato em Caruaru, Pernambuco. É responsável Técnico pelo Núcleo Agreste da Inclusão e Nordeste, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo o Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

 Áreas:
●     Integração sensorial;
●     Seletividade alimentar.

Conteúdos:
●     Planejamento e intervenção guiada para a seletividade alimentar ligadas a IS;
●     Integração Sensorial.

Exceções:
●     Demandas funcionais para casa e para família.

Alice Wilken de Pinho

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Possui aperfeiçoamento em Reabilitação Neuropediatra pelo Programa de Aperfeiçoamento da Associação Mineira de Reabilitação-AMR/ MG. Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Inclusão Eficiente. Pós-graduada em Psicopedagogia. Imersão Chilena em Integração Sensorial. Possui cursos complementares e de formação em Estimulação Cognitiva, Intervenção Precoce, Integração Sensorial pelo Modelo Americano, Transtornos de Aprendizagem, Adaptação Curricular e Funções executivas-avaliação e intervenção. Formação completa no Programa de Intervenção Domiciliar e Escolar – LIFE. Coordenadora do Setor Empresarial e LIFE-Programa de Intervenção Domiciliar da empresa Inclusão Eficiente.

 Área: Intervenção familiar e inclusão escolar.

Conteúdos:
●     Raciocínio sobre intervenção familiar e suas particularidades;
●     Interface dos processos inclusivos no ambiente domiciliar e escolar;
●     Planejamento e raciocínio para adaptações de atividades e materiais.

 Exceções:
●     Estimulação terapêutica para casa.

Luciana Maltauro

É fisioterapeuta Especialista em Acupuntura e em Terapia Neuromotora Intensiva com enfoque em Neuropediatria. Atua na área de reabilitação neurológica há 12 anos, no momento pela Prefeitura Municipal de Campo Largo, PR. Tem formação no conceito Neuroevolutivo BOBATH Básico e Avançado; no Protocolo em Terapia Intensiva Neurológica: Pedia Suit Básico e Avançado, desenvolvido na Flórida, EUA; formação em Kinesio Taping: Fundamentos e Avançado, pela Kinesio Taping Association International (KTA). Ministra cursos, workshops e palestras com enfoque em fisioterapia na neuropediatria e kinesiotaping, para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, em Faculdades e Centros de Reabilitação da cidade de Curitiba e interior do Paraná.

Área:
●     Bandagem;
●     GMFCS e GMFM.

Conteúdos:
●     Utilização de bandagens terapêutica na reabilitação;
●     Treinamento do uso das bandagens terapêuticas na reabilitação.

Lisandra Emy Taketa Dos Santos Lima Kulak

Terapeuta Ocupacional pela UFPR, mestre em Estudos da Ocupação pela UFMG, com especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce pelo Instituto Inclusão Eficiente e residência em Atenção Hospitalar pelo CHC/UFPR. Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil pela Abradimene e Adulto pelo IBITA.

Foco de supervisão:

●     Avaliação e intervenção para crianças com deficiências neuromotoras;
●      
Análise e raciocínio clínico com base no Conceito Neuroevolutivo Bobath;
●     Raciocínio em Intervenção precoce;
●     Seletividade alimentar para crianças sem alteração do processamento sensorial e pós gastrostomia (Get Permission Approach);
●     Intervenção para crianças com baixa visão ou deficiência visual cortical;
●     Prescrição de órteses neurofuncionais em neurofuncionais em neoprene para membro superior, cadeira de rodas e mobilié adaptado.

Lidiane Taís Winck

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda em Pediatria na Universidade Federal de ciências da saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista, ABA, Terapia Ocupacional Pediátrica e em Reabilitação dos Membros Superiores. Possui formação avançada no método de avaliação de bebês prematuros e de risco - General Movement Assessment, formação em ADOS-2, Intervenção Precoce Naturalista e no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Participou da Imersão Internacional no Modelo Centrado na Família: Intervenção Precoce e Percursos Inclusivos - Universidade de Évora, Portugal. ESDM Advanced, PRT Level l, Project ImPACT Advanced. Certificação internacional em Integração Sensorial. Educação Continuada em TEA pelo Hospital de Clínicas  de São Paulo.

Foco de supervisão:

●     Avaliações, planejamento e intervenção em TEA;
●     Avaliações do desenvolvimento infantil (protocolos ouro);
●     Intervenção precoce no modelo centrado na família;
●     Treinamento parental;
●     Intervenções comportamentais de desenvolvimento naturalista (NDBIs).

Michelle Cristina Norberto Martins

Psicóloga educacional e clínica - CRP 08/17329; Onze anos de experiência como psicóloga escolar, trabalhando em prol da inclusão escolar e áreas afins; Quatro anos de experiência como psicóloga clínica no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e orientação de pais. Especializada em Educação Especial e Inclusiva e Gestão Escolar pela Universidade Positivo e em Intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para Autismo e Deficiência Intelectual pelo Child Behavior institute of Miami em parceria com a Universidade Cândido Mendes - UCAM. Cursando Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica também pela Child Behavior Institute of Miami em parceria com o Centro Universitário Celso Lisboa - RJ.

Foco de supervisão

●     Psicologia Escolar - atuação do psicólogo escolar, atendimento de casos específicos, transtornos neurológicos e de aprendizagem, emergências psicológicas no ambiente escolar, capacitação da equipe docente.
●     Educação Especial e Inclusiva - questões estruturais de atuação da escola, legislação e capacitação docente.
●     Inclusão escolar - documentação necessária, estruturação do processo de incluir um aluno, adaptações inclusivas.

Larissa Pontes Carvalho Gomes

Profissional qualificada, possuindo o título de QBA (Qualified Behavior Analyst) e registrada como psicóloga no Conselho Regional de Psicologia (CRP 13/10985). Professora e analista do comportamento, tendo obtido mestrado em análise do comportamento aplicado e intervenção educativa pela Universidade Complutense de Madrid, além de possuir cursos internacionais e nacionais em práticas baseadas em evidências.

Áreas de supervisão: Supervisão técnica em ABA.

●     Guiar, nortear e aperfeiçoar as competências do terapeuta ABA;
●     Aperfeiçoamento teórico e prático das intervenções ABA realizadas na clínica;

Ana Carolina Silva

Terapeuta Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Ciência da Saúde pela UNIFESP. Especialista em Reabilitação em Reumatologia para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais pela UNIFESP e no Método Neuroevolutivo Bobath Adulto, Infantil e Baby Course. Pós-graduada em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC. Experiência em Supervisão Técnica de Terapia Ocupacional do Projeto REDE / Secretaria Municipal de Educação de São Paulo pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Atualmente Terapeuta Ocupacional na Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD/SP. Instrutora de Terapia por Contensão induzida - TCI pela Universidade de Birmingham no Alabama com mais de 10 anos de experiência em atendimento de criança, adolescentes e adultos. Experiente em coordenação técnica para CAA em crianças e adolescentes. Prescrição de CAA, adaptação de computador, tablets, além de adaptações de alta, média e baixa tecnologia.

Áreas de supervisão:

● Recursos de CAA para crianças e adolescentes;

● Roteiros de avaliação para comunicação alternativa;

● Orientações para implementar a CAA em casa e na escola;

● Orientação de equipe escolar, AEE e coordenação de inclusão;

● Uso de software e hardware para CAA.

Fernanda Rizzi Bitondi

Graduada em psicologia pela UNESP – Bauru, especialista em Terapia Analítico Comportamental pelo Psicolog (Ribeirão Preto), especialista em Intervenção Baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e TEA pelo Centro Paradigma, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Foi docente e supervisora do curso de Especialização em Análise do Comportamento aplicada aos Transtornos do Espectro Autista e Atraso do Desenvolvimento do Centro Paradigma. Foi coordenadora do setor de Avaliação e Supervisão a distância do Grupo Método. Atualmente é supervisora de casos particulares de indivíduos com TEA, ministra cursos acerca de protocolos de avaliação (VBMAPP, ABLLS e AFLS) e fornece consultoria para profissionais da área.

Áreas de supervisão: Protocolos de avaliação.

●     VBMAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program;

●     ABLLS-R (Assessment of Basic Language and Learning Skills, Revised);

●     Aperfeiçoamento teórico e prático das intervenções ABA realizadas na clínica;

Marina Lorenceti

Graduada há 9 anos em psicologia pela UNOESC – São Miguel do Oeste/SC, especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais, especialista em Neuropsicologia pela Inclusão Eficiente e especialista em Intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para autismo e deficiência intelectual. Foi Acompanhante Terapêutica em ambiente domiciliar e escolar, assessora do programa LIFE de intervenção escolar e domiciliar da Inclusão Eficiente e com atuação clínica desde a formação. Atendimento em consultório particular e parceria com clínicas especializadas. Possui diversos cursos nacionais e internacionais na área da saúde e educação com ênfase em desenvolvimento atípico.

Áreas de supervisão:

●     Avaliação Neuropsicológica para TEA e TDAH idade infantil e adulto;

●     Protocolos de avaliação: SRS-2; ETDAH (pais, professores, CriAD e adulto);

●     Psicoterapia e Intervenção infantil a adulto em TCC;