Manejo de Comportamentos de Alto Risco: reflexões éticas e análise de procedimentos na Perspectiva da Análise do Comportamento (ABA)

AULA 1

O cuidado de condutas de risco para o indivíduo e seus pares e cuidadores: aspectos históricos, éticos e prática clínica em análise aplicada do comportamento

  1. Ter contato com os princípios éticos que balizam a tomada de decisão em intervenções dedicadas ao suporte de indivíduos com Desenvolvimento Atípico e suas famílias, com base nos pressupostos da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).
  2. Aula introdutória trazendo aspectos da história de intervenções direcionadas a condutas que envolvam alto risco de dano para o indivíduo e seus cuidadores e já direcionando para apresentar o código de ética do Analista do Comportamento. 
  3. Compreender os aspectos que norteiam decisões clínicas com relação a comportamentos considerados condutas de risco para o próprio indivíduo e para sua rede de apoio: avaliação, formulação de hipóteses funcionais, etc.
  4. Conteúdos e atividades relacionados à avaliação e formulação e teste de hipóteses funcionais – também com reflexões éticas que permeiam a avaliação e construção de raciocínio clínico para tais cenários.
  5. A importância de avaliar integralmente o repertório do indivíduo e seus contextos, de modo a compreender os aspectos envolvidos no estabelecimento e manutenção de padrões de comportamento que envolvam componentes de risco para o indivíduo e seus cuidadores (rede de apoio). Abordar a ausência de repertórios que usualmente possuem funções diversas que possam estar envolvidas na manutenção de “condutas de risco”.

AULA 2

O cuidado de condutas de risco para o indivíduo e seus pares e cuidadores: ferramentas de apoio aos terapeutas nas decisões clínicas

 TEÓRICA DE MANHÃ E PRÁTICA DE TARDE 

  1. Formular matrizes de decisão para avaliar a necessidade de condutas terapêuticas específicas com o objetivo de reduzir a probabilidade de o indivíduo engajar em condutas de risco para si próprio e para sua rede de apoio;
  2. Formulação de protocolos de conduta. Principal conteúdo e prática: Matriz de decisão e Protocolos de Conduta 

AULA 3

Conceitos básicos no cuidado de condutas de risco para o indivíduo e seus pares e cuidadores: análise de cenários preventivos e remediativos

 TEORIA DE MANHÃ E ANÁLISE DE CASOS À TARDE

Compreender fundamentos conceituais que amparam procedimentos dirigidos a reduzir a probabilidade de engajamento do indivíduo em condutas de risco para si próprio e para sua rede de apoio.

  1. Conceitos básicos que fundamentam procedimentos clínicos desenvolvidos para reduzir ou minimizar danos deste tipo de comportamento:
  • Construção de ambientes para favorecer comportamentos saudáveis;
  • Manejos e estratégias preventivas;
  • Procedimentos para redirecionamento de condutas de risco para o próprio indivíduo
  • e pares;
  • Conceitos básicos envolvidos nos procedimentos mencionados acima.

AULA 4

Estudos de caso para amparar o exercício de planejamento de intervenções direcionadas ao cuidado de indivíduos e suas redes de apoio.

ANÁLISE DE CASOS COM A NECESSIDADE DE AMPARO MULTIPROFISSIONAL DE MANHÃ E REFLEXÕES DE FECHAMENTO DO CURSO DE TARDE. 

  1. Avaliar a necessidade de encaminhamento e apoio de outros profissionais no caso, quando as ferramentas de intervenção não foram suficientes para auxiliar no suporte ao indivíduo e sua rede de apoio.
  2. O profissional deve trabalhar em rede – aqui vale evidenciar a importância do papel da família na manutenção das contingências de suporte dos repertórios em questão, bem como no fortalecimento de repertórios alternativos, questões relacionadas à escola e espaços sociais, etc.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Profissionais que trabalham com pessoas com Desenvolvimento Atípico em quaisquer segmentos: saúde, educação, cuidados paliativos (fisioterapeutas, professores, cuidadores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.)

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL: Via Plataforma Zoom Meeting.
CARGA HORÁRIA: 40 horas

Dúvidas e informações:
📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Helena Duran Meletti

Board Certified Behavior Analyst (BCBA), Psicóloga formada pela PUC/SP, mestre e doutoranda em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento pela PUC/SP, com especialização em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e formação em Organizational Behavior Management (OBM). Psicóloga responsável pela Entremeio Intervenção Comportamental (São Paulo/SP) e Entremeio Vale Intervenção Comportamental (Taubaté-SP), instituições que atuam com indivíduos diagnosticados com TEA. Desenvolveu trabalhos sobre generalização e variabilidade do comportamento verbal de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, além de professora convidada na especialização de ABA aplicado ao TEA do Instituto Paradigma (São Paulo).

Trilce Barros Heredia

Psicóloga especialista em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo pela UFSCAR, atua na área da Análise do Comportamento há 08 anos com foco em pessoas com desenvolvimento atípico. Formações adicionais: Pós-graduação em clínica infantil e Formação em Organizational Behavior Management (OBM) pelo Instituto Paradigma. Coordenadora clínica na Entremeio SP e diretora clínica pela Entremeio Vale.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: